Lesões cutâneas precoces estão associadas à maturação talâmica do recém-nascido?

Princípios

  • O uso de acesso arterial (Arterial Line, AL) e acesso venoso central (Central Venous Line, CVL) por maior duração pode oferecer uma nova oportunidade para reduzir procedimentos invasivos em recém-nascidos pré-termos, resultando na redução da dor, que está associada ao desenvolvimento talâmico ideal.

Por que isso importa

  • O aumento dos procedimentos invasivos está associado ao atraso do desenvolvimento estrutural e funcional do tálamo e de outras estruturas e funções cerebrais, e respostas comportamentais alteradas em recém-nascidos pré-termos extremos. Acessos AL (usado para coleta de sangue e monitoramento da pressão arterial) e CVL (administração de fluidos intravenosos, alimentos e medicamentos) são cada vez mais usados para reduzir a ocorrência desses procedimentos neste grupo.

  • O uso de AL/CVL com maior duração e sua associação com menos procedimentos invasivos poderiam ser vistos como um potencial fator de risco modificável para melhor desenvolvimento talâmico e preservação relativa dos processos de neurodesenvolvimento em recém-nascidos pré-termos extremos.

A International Medical Press é um fornecedor global de educação médica independente. Sua missão é fornecer aos profissionais de saúde informações médicas confiáveis de alta qualidade, com o objetivo de ajudar a otimizar o tratamento dos pacientes.

A International Medical Press não assume responsabilidade por quaisquer lesões e/ou danos a pessoas ou propriedade decorrentes de negligência ou de outra razão, nem por qualquer uso ou operação de quaisquer métodos, produtos, instruções ou ideias contidos neste material. Devido aos rápidos avanços nas ciências médicas, a International Medical Press recomenda que seja feita a verificação independente de diagnósticos e dosagens do medicamento. As opiniões expressas não refletem as opiniões da International Medical Press ou do patrocinador. A International Medical Press não assume responsabilidade por qualquer material contido neste documento.