Podemos prever a satisfação pós-operatória do paciente antes da cirurgia para epilepsia?

Princípios

  • Um modelo de aprendizado de máquina baseado no Questionário de satisfação com a cirurgia de epilepsia de 19 pontos (19-point Epilepsy Surgery Satisfaction Questionnaire, ESSQ-19) pode ser usado para prever a satisfação do paciente com a cirurgia para epilepsia.

  • Os fatores que influenciam a satisfação incluíram incapacidade autopercebida pela epilepsia, qualidade de vida, liberdade de crises e redução das necessidades de medicação anticonvulsivante.

Por que isso importa

  • Cerca de um em cada três pacientes com epilepsia não responde a medicamentos anticonvulsivantes e, portanto, são considerados como tendo epilepsia fármaco-resistente. A cirurgia é frequentemente usada com sucesso nesses pacientes, mas há uma proporção (entre 27 e 66%) que não alcançará um estado sem crises a longo prazo.

  • A intervenção neurocirúrgica é um empreendimento sério, e é importante entender quais pacientes se beneficiarão mais e ficarão satisfeitos no pós-operatório com sua decisão de se submeter à cirurgia.

  • O ESSQ-19 é um instrumento usado para avaliar a satisfação do paciente após a cirurgia de epilepsia. É possível que o mesmo instrumento possa ser usado para prever a satisfação do paciente antes de realizar a cirurgia.