Conversão de biomarcadores preditivos da resposta à imunoterapia entre lesões primárias e metastáticas

Princípios

  • A conversão de biomarcadores da resposta à imunoterapia ocorre frequentemente entre tumores primários e suas lesões metastáticas. Portanto, a avaliação de biomarcadores em lesões primárias e metastáticas é recomendada para a terapia com checkpoints imunológicos.

Por que isso importa

  • Diversos biomarcadores que preveem a resposta à imunoterapia foram identificados, incluindo ligante de morte programada-1 (Programmed Death Ligand-1, PD-L1), proteína de morte celular programada-1 (Programmed Cell Death Protein-1, PD-1), PD-L2, linfócitos infiltrantes de tumor (Tumor-infiltrating Lymphocyte, TIL), carga mutacional tumoral (Tumor Mutational Burden, TMB) e instabilidade de microssatélite (Microsatellite Instability, MSI).

  • A discordância no status desses biomarcadores é cada vez mais relatada, o que afeta a eficácia da imunoterapia em pacientes com doença metastática.

  • Este estudo demonstrou que os níveis de PD-L1, PD-1, PD-L2 e TIL apresentaram alta frequência de conversão em vários tipos de tumor. São necessários estudos prospectivos adicionais para avaliar as implicações clínicas dessas conversões de biomarcadores na terapia com checkpoints imunológicos.

A International Medical Press é um fornecedor global de educação médica independente. Sua missão é fornecer aos profissionais de saúde informações médicas confiáveis de alta qualidade, com o objetivo de ajudar a otimizar o tratamento dos pacientes.

A International Medical Press não assume responsabilidade por quaisquer lesões e/ou danos a pessoas ou propriedade decorrentes de negligência ou de outra razão, nem por qualquer uso ou operação de quaisquer métodos, produtos, instruções ou ideias contidos neste material. Devido aos rápidos avanços nas ciências médicas, a International Medical Press recomenda que seja feita a verificação independente de diagnósticos e dosagens do medicamento. As opiniões expressas não refletem as opiniões da International Medical Press ou do patrocinador. A International Medical Press não assume responsabilidade por qualquer material contido neste documento.