Prática atual e tratamento preventivo da epilepsia no complexo da esclerose tuberosa

Princípios

  • A noção e a prática de monitoramento pré-convulsivo por eletroencefalograma (EEG) e de prevenção da epilepsia no complexo da esclerose tuberosa (tuberous sclerosis complex, TSC) são geralmente implementadas na maioria dos centros pesquisados, apesar da falta de resultados de estudos clínicos publicados.

Por que isso importa

  • O TSC é uma doença rara e multissistêmica resultante de mutações inativadoras no TSC1 ou TSC2, levando a formação de tumores em múltiplos órgãos, além de causar epilepsia grave e resistente a medicamentos em 70 – 90% das crianças afetadas; para a qual deveria haver uma abordagem de tratamento padronizada.

  • O uso padronizado de monitoramento por EEG e prevenção da epilepsia pelos médicos destaca a conscientização de que o monitoramento e a intervenção precoces são a estratégia de tratamento ideal para pacientes com TSC, para reduzir o risco de incapacidade em longo prazo e melhorar o máximo possível os desfechos.

A International Medical Press é um fornecedor global de educação médica independente. Sua missão é fornecer aos profissionais de saúde informações médicas confiáveis de alta qualidade, com o objetivo de ajudar a otimizar o tratamento dos pacientes.

A International Medical Press não assume responsabilidade por quaisquer lesões e/ou danos a pessoas ou propriedade decorrentes de negligência ou de outra razão, nem por qualquer uso ou operação de quaisquer métodos, produtos, instruções ou ideias contidos neste material. Devido aos rápidos avanços nas ciências médicas, a International Medical Press recomenda que seja feita a verificação independente de diagnósticos e dosagens do medicamento. As opiniões expressas não refletem as opiniões da International Medical Press ou do patrocinador. A International Medical Press não assume responsabilidade por qualquer material contido neste documento.