Examinando a associação entre a microbiota intestinal e a DA

Novos achados sugerem que a dinâmica funcional da microbiota intestinal (gut microbiota, GMB) poderia ser um potencial biomarcador da doença de Alzheimer (DA) e da neurodegeneração.

Especialistas dos centros de Milão, na Itália, e Genebra, na Suíça, analisaram amostras de fezes e sangue coletadas de 72 idosos com diferentes níveis de desempenho cognitivo, incluindo demência.

Eles usaram uma variedade de métodos, incluindo imunoensaios de sequenciamento e citometria de fluxo, para determinar a composição bacteriana das amostras fecais e medir os níveis sanguíneos de lipopolissacarídeos (LPS), ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), acetato, propionato, valerato, butirato e moléculas de adesão e circulantes.

A Ology Medical Education é uma fornecedora global de educação médica independente. Sua missão é fornecer aos profissionais de saúde informações médicas confiáveis de alta qualidade, com o objetivo de ajudar a otimizar o tratamento dos pacientes.

A Ology Medical Education não assume responsabilidade por quaisquer lesões e/ou danos a pessoas ou propriedade decorrentes de negligência ou de outra razão, nem por qualquer uso ou operação de quaisquer métodos, produtos, instruções ou ideias contidos neste material. Devido aos rápidos avanços nas ciências médicas, a Ology Medical Education recomenda que deva ser feita a verificação independente de diagnósticos e dosagens do medicamento. As opiniões expressas não refletem as opiniões da Ology Medical Education ou do patrocinador. A Ology Medical Education não assume responsabilidade por qualquer material contido neste documento.