Abordagens inovadoras de neurofeedback para restabelecimento da marcha e do equilíbrio pós-AVE

Princípios

  • O neurofeedback funcional mediado por espectroscopia de infravermelho próximo (Functional near-infrared spectroscopy-mediated neurofeedback, fNIRS-NFB) direcionado para a área motora suplementar (AMS) pode ser uma ferramenta eficaz na reabilitação da marcha e do equilíbrio para sobreviventes de AVE.

Por que isso importa

  • Problemas de marcha e equilíbrio pós-AVE podem persistir, apesar da reabilitação. Após a reabilitação da marcha, 20 a 30% dos sobreviventes de AVE continuam incapazes de caminhar de forma independente. A maioria das melhoras ocorre nos primeiros três meses após o AVE.

  • O fNIRS-NFB é uma técnica neuromodulatória inovadora que fornece aos pacientes feedback da atividade cerebral em tempo real, de modo a ajudar nas atividades de reabilitação. A técnica funciona ao selecionar uma região desejada do cérebro – por exemplo, a AMS no contexto de reabilitação da marcha e do equilíbrio – e exibir visualmente quanta atividade ocorre nessa região enquanto o paciente realiza uma tarefa de imagem motora.

  • O fNIRS-NFB ainda não foi testado para reabilitação de sobreviventes de AVE.