O colesterol de lipoproteína de alta densidade está associado ao envelhecimento estrutural do cérebro e à disfunção cognitiva?

Princípios

  • O colesterol de lipoproteína de alta densidade (High-density lipoprotein cholesterol, HDL-C) pode ser um marcador lipídico exclusivo de lesões estruturais cerebrais e declínio cognitivo, que tem implicações potenciais para o controle ideal de lipídios e envelhecimento cerebral saudável.

Por que isso importa

  • Embora estudos epidemiológicos tenham mostrado uma associação entre altos níveis de colesterol total, triglicerídeos e colesterol de lipoproteína de baixa densidade e baixos níveis de HDL-C com declínio cognitivo, há uma falta de estudos populacionais que investigam as associações de lipídios séricos com estrutura cerebral e disfunção cognitiva.

  • Os achados deste estudo sugerem o papel potencial do HDL-C como um marcador lipídico exclusivo para lesões cerebrais estruturais e envelhecimento cognitivo, e pode ajudar os médicos a otimizar o controle lipídico em idosos, especificamente aqueles que vivem em áreas rurais da China.