Tenecteplase está pronto para a prática clínica?

Alteplase é um trombolítico amplamente usado no controle de acidente vascular cerebral (AVE). Tenecteplase, uma forma modificada de alteplase, foi projetado para ter uma meia-vida mais longa e reduzir o risco de hemorragia. Mas ele está pronto para a prática clínica? Especialistas abordaram essa questão em um debate realizado na ISC 2021.

“O tenecteplase atende a todos os critérios para um agente desejável”, disse o Dr. Jeffrey Saver da Escola de Medicina Geffen da Universidade da Califórnia (University of California Los Angeles Geffen School of Medicine) em Los Angeles, Califórnia, nos EUA.

Em estudos clínicos sobre infarto do miocárdio, o tenecteplase teve eficácia semelhante ao alteplase, com menor risco de hemorragia. Cinco estudos randomizados avaliaram o tenecteplase no AVE, e uma metanálise sugere que o tenecteplase é não inferior ao alteplase. O Dr. Saver salientou que o tenecteplase não é aprovado pela FDA [Food and Drugs Administration (Administração de Alimentos e Medicamentos)] para uso em AVE, mas as diretrizes da AHA/ASA listam-no como uma alternativa aceitável ao alteplase.