Consequências para a linguagem após AVC neonatal previstas por imagem multimodal

Pesquisadores no Canadá usaram imagens multimodais para identificar alterações funcionais e estruturais associadas aos desfechos para a linguagem em pacientes com AVC arterial isquêmico neonatal (neonatal arterial ischemic stroke, NAIS).

“O NAIS é definido como um AVC nos primeiros 28 dias de vida, sendo a forma mais comum de AVC infantil”, explicou o Dr. Zahra Emami, da Universidade de Toronto (University of Toronto), Canadá, durante sua apresentação na conferência virtual ICNA/CNS 2020 [16th International Child Neurology Congress & 49th Annual Child Neurology Society Meeting 2020 (16º Congresso Internacional de Neurologia Infantil e 49º Encontro Anual da Sociedade de Neurologia Infantil)].

Pacientes com NAIS que afeta a artéria cerebral média (ACM) geralmente adquirem habilidades básicas de linguagem durante a infância, mas déficits de linguagem de ordem superior surgem na adolescência. “Compreender o potencial do cérebro de reorganizar sua conectividade de rede após um trauma cerebral precoce pode ajudar a esclarecer modelos de neuroplasticidade do desenvolvimento”, observou o Dr. Emami.

A Ology Medical Education é uma fornecedora global de educação médica independente. Sua missão é fornecer aos profissionais de saúde informações médicas confiáveis de alta qualidade, com o objetivo de ajudar a otimizar o tratamento dos pacientes.

A Ology Medical Education não assume responsabilidade por quaisquer lesões e/ou danos a pessoas ou propriedade decorrentes de negligência ou de outra razão, nem por qualquer uso ou operação de quaisquer métodos, produtos, instruções ou ideias contidos neste material. Devido aos rápidos avanços nas ciências médicas, a Ology Medical Education recomenda que deva ser feita a verificação independente de diagnósticos e dosagens do medicamento. As opiniões expressas não refletem as opiniões da Ology Medical Education ou do patrocinador. A Ology Medical Education não assume responsabilidade por qualquer material contido neste documento.