Dose baixa de radiação inferior à dose padrão de radiação em crianças com meduloblastoma

neurodiem-image

Um estudo do Grupo de Oncologia Infantil (Children’s Oncology Group, COG) avaliou o impacto da radioterapia de baixa dose em crianças com meduloblastoma.

A terapia padrão para pacientes com meduloblastoma com > 3 anos de idade consiste em radiação crânio-espinhal (craniospinal radiotherapy, CSRT) mais quimioterapia. No entanto, essa abordagem está associada a um declínio neurocognitivo relacionado à radiação e a uma qualidade de vida insatisfatória.

O estudo do COG foi realizado em parte para determinar se doses mais baixas de CSRT reduziriam o declínio neurocognitivo sem comprometer a sobrevida livre de eventos (SLE) e a sobrevida global (SG).

Um total de 226 pacientes com 3 a 7 anos de idade foi randomizado para CSRT de dose baixa (18,0 Gy) ou CSRT de dose padrão (23,4 Gy). Em uma análise post-hoc, também foi avaliado o impacto do subtipo molecular (WNT, SHH, grupo 3 ou grupo 4) nos resultados de sobrevida.

A Ology Medical Education é uma fornecedora global de educação médica independente. Sua missão é fornecer aos profissionais de saúde informações médicas confiáveis de alta qualidade, com o objetivo de ajudar a otimizar o tratamento dos pacientes.

A Ology Medical Education não assume responsabilidade por quaisquer lesões e/ou danos a pessoas ou propriedade decorrentes de negligência ou de outra razão, nem por qualquer uso ou operação de quaisquer métodos, produtos, instruções ou ideias contidos neste material. Devido aos rápidos avanços nas ciências médicas, a Ology Medical Education recomenda que deva ser feita a verificação independente de diagnósticos e dosagens do medicamento. As opiniões expressas não refletem as opiniões da Ology Medical Education ou do patrocinador. A Ology Medical Education não assume responsabilidade por qualquer material contido neste documento.