Baixos níveis de vitamina D e lesão cerebral tardia induzida por radiação

Princípios

  • Indivíduos com lesão cerebral provocada por radiação (radiation-induced brain injury, RBI) tardia têm níveis mais baixos de vitamina D sérica do que controles saudáveis, que está associada à incapacidade da doença.

Por que isso importa

  • Embora baixos níveis de vitamina D estejam associados a várias doenças imunoinflamatórias (lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide e doenças autoimunes da tireoide), a relação entre a vitamina D e a RBI tardia é desconhecida.
  • Considerando os efeitos anti-inflamatórios e imunomoduladores da vitamina D, este estudo encontrou uma correlação entre a vitamina D e uma menor latência e maior gravidade da doença, sugerindo que a deficiência de vitamina D pode acelerar o desenvolvimento ou aumentar a incidência da RBI.

A International Medical Press é um fornecedor global de educação médica independente. Sua missão é fornecer aos profissionais de saúde informações médicas confiáveis de alta qualidade, com o objetivo de ajudar a otimizar o tratamento dos pacientes.

A International Medical Press não assume responsabilidade por quaisquer lesões e/ou danos a pessoas ou propriedade decorrentes de negligência ou de outra razão, nem por qualquer uso ou operação de quaisquer métodos, produtos, instruções ou ideias contidos neste material. Devido aos rápidos avanços nas ciências médicas, a International Medical Press recomenda que seja feita a verificação independente de diagnósticos e dosagens do medicamento. As opiniões expressas não refletem as opiniões da International Medical Press ou do patrocinador. A International Medical Press não assume responsabilidade por qualquer material contido neste documento.