Aprendizado de máquina para testes olfativos na doença de Parkinson e distúrbio do sono REM

Princípios

  • O modelo de 3-Sniffin’-stick demonstra potencial como teste de triagem breve para estratificar, de acordo com a disfunção olfativa, indivíduos com doença de Parkinson (DP) clínica e sua forma prodrômica, transtorno comportamental do sono de movimentos oculares rápidos isolado (Isolated Rapid Eye Movement Sleep Behavior Disorder, iRBD).

Por que isso importa

  • A disfunção olfativa ocorre em até 90% dos indivíduos com DP precoce, demonstrando concordância com o déficit dopaminérgico; portanto, testes olfativos, incluindo o teste de 16 itens com Sniffin’ sticks, são comumente usados para triagem na DP, mas nem sempre podem ser facilmente aplicáveis a ambientes clínicos movimentados.

  • O potencial demonstrado pelo modelo 3-Sniffin’-stick na estratificação da DP refere-se à aplicabilidade dos modelos de aprendizado de máquina à triagem de doenças neurológicas, que podem potencialmente se estender a outras áreas da medicina. No entanto, pesquisas adicionais são necessárias em populações com DP e outras populações com doenças.