Alterações microestruturais na substância branca encontradas em crianças com doenças desmielinizantes

Com o uso de uma nova técnica de imagem conhecida como análise baseada em fixel (fixel-based analysis, FBA), pesquisadores do Canadá relataram evidências de dano à substância branca (SB) em crianças com doenças desmielinizantes.

Anteriormente, alterações na SB foram caracterizadas em crianças com esclerose múltipla (EM) e doenças associadas a anticorpos contra a glicoproteína da mielina de oligodendrócitos (MOG) com o uso de imagens por tensor de difusão. No entanto, de acordo com a Dra. Sonya Bells do The Hospital for Sick Children e da Universidade de Toronto (University of Toronto), Canadá, a capacidade desse método de definir características microestruturais, como a densidade da fibra (fiber density, FD), é limitada.

A Ology Medical Education é uma fornecedora global de educação médica independente. Sua missão é fornecer aos profissionais de saúde informações médicas confiáveis de alta qualidade, com o objetivo de ajudar a otimizar o tratamento dos pacientes.

A Ology Medical Education não assume responsabilidade por quaisquer lesões e/ou danos a pessoas ou propriedade decorrentes de negligência ou de outra razão, nem por qualquer uso ou operação de quaisquer métodos, produtos, instruções ou ideias contidos neste material. Devido aos rápidos avanços nas ciências médicas, a Ology Medical Education recomenda que deva ser feita a verificação independente de diagnósticos e dosagens do medicamento. As opiniões expressas não refletem as opiniões da Ology Medical Education ou do patrocinador. A Ology Medical Education não assume responsabilidade por qualquer material contido neste documento.