Princípios
Este estudo retrospectivo de epilepsia fármaco-resistente (EFR) pediátrica mostrou que o tratamento associado de dieta cetogênica (ketogenic diet, KD) e estimulação do nervo vago (vagus nerve stimulation, VNS) resultou em redução contínua da frequência de crises ao longo do tempo.
Por que isso importa
O impacto da EFR, onde os medicamentos antiepilépticos (antiepileptic drugs, AEDs) não conseguem controlar as crises epilépticas, é alto e foi associada a múltiplas comorbidades que levam à uma qualidade de vida ruim.
Estudos mostraram que tanto a dieta cetogênica quanto VNS são separadamente eficazes no tratamento de pessoas com EFR; no entanto, os mecanismos de ação ou um possível efeito associativo entre KD e VNS não são claros.