Estimulação optogenética do córtex motor e dor neuropática

Princípios

  • A estimulação optogenética do córtex motor pode aliviar o comportamento álgico em um modelo de dor neuropática trigeminal (NT) em ratos; além disso, a transmissão de sinais na neuralgia do trigêmeo é modulada por meio do silenciamento do peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (calcitonin gene-related peptide, α-CGRP) e da estimulação do córtex motor.

Por que isso importa

  • A estimulação do córtex motor é eficaz na redução da dor neuropática trigeminal; no entanto, os efeitos da estimulação optogenética do córtex motor permanecem incertos. Estudos distintos relatam um papel fundamental para o α-CGRP no sistema nociceptivo trigeminal, mas os achados são igualmente incertos.

  • A estimulação do córtex motor está associada a vários riscos que podem superar sua eficácia em alguns pacientes; como tal, a estimulação óptica do córtex motor mostra potencial como um tratamento preferencial de menor risco para pacientes com dor por NT, com menos efeitos colaterais. As terapias envolvendo o α-CGRP também podem ser benéficas, embora testes adicionais sejam necessários.