Previsão de declínio da memória verbal após ressecção do lobo temporal

Princípios

  • Modelos preditivos baseados em nomogramas são capazes de prever com eficácia pacientes com risco de declínio da memória verbal com base em medidas comuns de memória verbal após ressecção do lobo temporal (temporal lobe resection, TLR) para epilepsia farmacorresistente.

Por que isso importa

  • O declínio verbal da memória verbal é um efeito colateral bem conhecido e comum da TLR, mas difícil de prever em um paciente pré-operatório específico. Os fatores de risco conhecidos incluem cirurgia do lado dominante, boa memória pré-operatória, idade avançada no início das convulsões e na cirurgia e ausência de esclerose hipocampal. Embora alguns modelos preditivos tenham sido desenvolvidos, eles apresentam uma série de limitações ao seu uso.

  • Nomogramas são ferramentas estatísticas simples que podem integrar dados multivariados de forma eficaz, e são usados em várias áreas da medicina clínica para embasar a tomada de decisão. É possível que modelos preditivos baseados em nomograma possam ser úteis na previsão do declínio da memória verbal após a TLR.