neurodiem-image

Prévia: o que esperar do MSVirtual2020?

O MSVirtual2020 (11 a 13 de setembro) será o 8° encontro conjunto da ACTRIMS-ECTRIMS, e o primeiro com programação totalmente virtual. As sessões deste ano são organizadas em eixos temáticos paralelos.

O Eixo Clínico destaca as tendências emergentes na adaptação de estudos clínicos de esclerose múltipla e terapias modificadoras da doença, com base em dados demográficos, estadiamento e atividade da doença. Serão apresentadas atualizações sobre estudos clínicos em esclerose múltipla progressiva e abordagens sobre tratamento escalonado versus tratamento agressivo na esclerose múltipla recorrente. Além disso, haverá atualizações de avanços fascinantes do uso de reabilitação neurológica e prostética neural/robótica para alívio dos sintomas e melhora da função.

O Eixo Patogênese explora a crescente compreensão da heterogeneidade e subespecialização de leucócitos inatos e adaptativos implicados na patogênese e regulação da esclerose múltipla. Serão divulgadas novas descobertas sobre a comunicação bidirecional entre o SNC (sistema nervoso central) e o intestino/microbiota na esclerose múltipla, e sobre a resposta neuronal e glial à neuroinflamação.