Redução da dor orofacial e melhora funcional com ablação por radiofrequência com plasma em baixa temperatura

Princípios

  • A ablação percutânea por radiofrequência com plasma em baixa temperatura (low-temperature plasma radiofrequency ablation, LTP-RFA) foi não inferior ao tratamento com termocoagulação por radiofrequência (radiofrequency thermocoagulation, RFT) para alívio da dor em pacientes com neuralgia do trigêmeo idiopática, e produziu melhoras significativas na função mastigatória no momento da alta e seis meses depois.

Por que isso importa

  • A neuralgia do trigêmeo idiopática é uma causa comum de dor orofacial intensa. Foi comprovado que a RFT percutânea é um tratamento eficaz, mas complicações como parestesia facial também foram associadas à RFT.

  • A LTP-RFA tem se mostrado eficaz no tratamento da dor em membro fantasma, e pode reduzir o dano térmico ao tecido nervoso circundante em comparação com a RFT.

  • Este estudo demonstrou que a LTP-RFA foi não inferior à RFT para o alívio da dor, e pode fornecer uma alternativa mais segura para o controle da dor orofacial em pacientes com neuralgia do trigêmeo idiopática.

A International Medical Press é um fornecedor global de educação médica independente. Sua missão é fornecer aos profissionais de saúde informações médicas confiáveis de alta qualidade, com o objetivo de ajudar a otimizar o tratamento dos pacientes.

A International Medical Press não assume responsabilidade por quaisquer lesões e/ou danos a pessoas ou propriedade decorrentes de negligência ou de outra razão, nem por qualquer uso ou operação de quaisquer métodos, produtos, instruções ou ideias contidos neste material. Devido aos rápidos avanços nas ciências médicas, a International Medical Press recomenda que seja feita a verificação independente de diagnósticos e dosagens do medicamento. As opiniões expressas não refletem as opiniões da International Medical Press ou do patrocinador. A International Medical Press não assume responsabilidade por qualquer material contido neste documento.