Alterações retinianas na angiopatia amiloide cerebral

Princípios

  • O afilamento da camada de fibras nervosas da retina, detectável por tomografia de coerência óptica (optical coherence tomography, OCT), pode ser um marcador candidato para a doença na angiopatia amiloide cerebral (AAC) hereditária.

Por que isso importa

  • A angiopatia amiloide cerebral tipo holandês hereditária é uma condição grave e incurável, que leva à hemorragia intracerebral e demência vascular. Estudos de OCT recentemente apresentaram evidências de possível identificação precoce por marcadores, mesmo em casos pré-sintomáticos.

  • A identificação de marcadores pré-sintomáticos da doença pode ter um impacto profundo no tratamento de pessoas com AAC tipo holandês, o que possibilita que médicos adaptem/controlem o tratamento com base na presença do biomarcador, em conjunto com outros indicadores de progressão da doença.

A International Medical Press é um fornecedor global de educação médica independente. Sua missão é fornecer aos profissionais de saúde informações médicas confiáveis de alta qualidade, com o objetivo de ajudar a otimizar o tratamento dos pacientes.

A International Medical Press não assume responsabilidade por quaisquer lesões e/ou danos a pessoas ou propriedade decorrentes de negligência ou de outra razão, nem por qualquer uso ou operação de quaisquer métodos, produtos, instruções ou ideias contidos neste material. Devido aos rápidos avanços nas ciências médicas, a International Medical Press recomenda que seja feita a verificação independente de diagnósticos e dosagens do medicamento. As opiniões expressas não refletem as opiniões da International Medical Press ou do patrocinador. A International Medical Press não assume responsabilidade por qualquer material contido neste documento.