A interrupção de curto prazo da dabigatrana induz um estado protrombótico de rebote que é atenuado pela aspirina

Princípios

  • Evidências pré-clínicas sugerem que a interrupção de curto prazo da dabigatrana, um novo anticoagulante oral (Novel Oral Anticoagulant, NOAC), induz um estado protrombótico de rebote e provavelmente aumenta o risco de trombose arterial; isso possivelmente pode ser prevenido pelo pré-tratamento com aspirina.

  • A interrupção do NOAC não deve ser recomendada para pacientes antes de procedimentos cirúrgicos de pequeno porte com baixo risco de sangramento e, se necessário, não deve ser descontinuado por um período maior que aquele descrito nas diretrizes (ou seja, ≤1 ou 2 dias).

Por que isso importa

  • Uma proporção substancial de pacientes recebendo NOACs interrompe o tratamento antes dos procedimentos cirúrgicos; evidências sugerem que esses pacientes enfrentam um risco elevado de AVC e tromboembolismo.

  • Ainda não está claro se a interrupção de curto prazo da dabigatrana induz um estado protrombótico de rebote paradoxal além da simples reversão do efeito anticoagulante.

  • Esses achados vão orientar decisões clínicas sobre a interrupção do NOAC em pacientes e seu tratamento.

A International Medical Press é um fornecedor global de educação médica independente. Sua missão é fornecer aos profissionais de saúde informações médicas confiáveis de alta qualidade, com o objetivo de ajudar a otimizar o tratamento dos pacientes.

A International Medical Press não assume responsabilidade por quaisquer lesões e/ou danos a pessoas ou propriedade decorrentes de negligência ou de outra razão, nem por qualquer uso ou operação de quaisquer métodos, produtos, instruções ou ideias contidos neste material. Devido aos rápidos avanços nas ciências médicas, a International Medical Press recomenda que seja feita a verificação independente de diagnósticos e dosagens do medicamento. As opiniões expressas não refletem as opiniões da International Medical Press ou do patrocinador. A International Medical Press não assume responsabilidade por qualquer material contido neste documento.