Estudo esclarece o impacto da hipotermia terapêutica nos desfechos da encefalopatia neonatal

Especialistas relataram novos achados sobre o efeito da hipotermia terapêutica e do padrão de lesão na encefalopatia neonatal nos desfechos de neurodesenvolvimento de 1 a 2 anos.

A Dra. Ashley Bach do Children’s Hospital of Philadelphia, Pensilvânia, nos EUA, relatou achados de estudo envolvendo uma coorte prospectiva de 434 recém-nascidos a termo com encefalopatia hipóxica-isquêmica (hypoxic-ischemic encephalopathy, HIE), que afeta 1,5 em cada 1.000 nascidos vivos.

Cerca de 25% das crianças sobreviventes apresentam sequelas de neurodesenvolvimento e a hipotermia terapêutica demonstrou melhorar os desfechos do neurodesenvolvimento após a HIE.

A Dra. Bach e colegas avaliaram a associação de hipotermia terapêutica e achados de RM com o neurodesenvolvimento e avaliaram como a hipotermia terapêutica altera o valor preditivo de alterações na RM para os desfechos.

A coorte, recrutada entre 1993 a 2017, foi submetida a uma RM ponderada em difusão em uma mediana de 4 dias de vida (com padrões de lesão classificados como normais, em “watershed” ou núcleos da base/tálamos) e testes de neurodesenvolvimento em uma mediana de 30 meses. Os testes envolveram avaliações de resultados cognitivos e motores, usando pontuações Bayley-II/III.

A Ology Medical Education é uma fornecedora global de educação médica independente. Sua missão é fornecer aos profissionais de saúde informações médicas confiáveis de alta qualidade, com o objetivo de ajudar a otimizar o tratamento dos pacientes.

A Ology Medical Education não assume responsabilidade por quaisquer lesões e/ou danos a pessoas ou propriedade decorrentes de negligência ou de outra razão, nem por qualquer uso ou operação de quaisquer métodos, produtos, instruções ou ideias contidos neste material. Devido aos rápidos avanços nas ciências médicas, a Ology Medical Education recomenda que deva ser feita a verificação independente de diagnósticos e dosagens do medicamento. As opiniões expressas não refletem as opiniões da Ology Medical Education ou do patrocinador. A Ology Medical Education não assume responsabilidade por qualquer material contido neste documento.