Questionário ENT-MS-12 e avaliação dos sintomas otorrinolaringológicos na esclerose múltipla

Princípios

  • O questionário ENT-MS-12 padroniza o relato de sintomas otorrinolaringológicos em pacientes com esclerose múltipla recorrente-remitente (EMRR) e destaca as associações entre os sintomas e a fase da doença.

Por que isso importa

  • Os sintomas otorrinolaringológicos são sub-relatados em indivíduos com EM, apesar de evidências sugerirem que eles podem representar um sinal precoce de recidivas naqueles com EMRR. Portanto, ferramentas de análise direcionadas são necessárias para possibilitar a coleta de dados de forma padronizada em pacientes com EM.

  • A eficácia da ferramenta de pesquisa ENT-MS-12 pode constituir a base de uma investigação mais aprofundada dos sintomas otorrinolaringológicos (ear, nose and throat, ENT) na EM, potencialmente levando a melhorias no tratamento clínico e na qualidade de vida do paciente.

A International Medical Press é um fornecedor global de educação médica independente. Sua missão é fornecer aos profissionais de saúde informações médicas confiáveis de alta qualidade, com o objetivo de ajudar a otimizar o tratamento dos pacientes.

A International Medical Press não assume responsabilidade por quaisquer lesões e/ou danos a pessoas ou propriedade decorrentes de negligência ou de outra razão, nem por qualquer uso ou operação de quaisquer métodos, produtos, instruções ou ideias contidos neste material. Devido aos rápidos avanços nas ciências médicas, a International Medical Press recomenda que seja feita a verificação independente de diagnósticos e dosagens do medicamento. As opiniões expressas não refletem as opiniões da International Medical Press ou do patrocinador. A International Medical Press não assume responsabilidade por qualquer material contido neste documento.