Validação dos desfechos relatados pelo paciente com o questionário de qualidade de vida específico para enxaqueca

Leia este artigo em inglês

Princípios

  • Todos os três domínios de desfecho relatado pelo paciente eletrônico no questionário de qualidade de vida específica para enxaqueca versão 2.1 (Migraine-Specific Quality of Life questionnaire version 2.1 electronic patient-reported outcome, MSQ v2.1 ePRO) demonstram validade, confiabilidade, responsividade e padrões de interpretação adequados o suficiente em participantes com enxaqueca crônica (EC) ou episódica (EE).

Por que isso importa

  • O MSQ v2.1 ePRO de 14 itens abrange três domínios: Função restritiva (FR), Função preventiva (FP) e Função emocional (FE) e gradualmente ganhou reconhecimento clínico, inclusive sendo usado em estudos de fase 3 devido ao seu foco em aspectos específicos da enxaqueca.

  • A utilização de uma ferramenta confiável e acessível pode reduzir o deslocamento desnecessário para ambientes clínicos para pacientes com limitações induzidas pela enxaqueca; além disso, os serviços clínicos estão cada vez mais migrando para plataformas digitais, particularmente em razão da pandemia da COVID-19.

A International Medical Press é um fornecedor global de educação médica independente. Sua missão é fornecer aos profissionais de saúde informações médicas confiáveis de alta qualidade, com o objetivo de ajudar a otimizar o tratamento dos pacientes.

A International Medical Press não assume responsabilidade por quaisquer lesões e/ou danos a pessoas ou propriedade decorrentes de negligência ou de outra razão, nem por qualquer uso ou operação de quaisquer métodos, produtos, instruções ou ideias contidos neste material. Devido aos rápidos avanços nas ciências médicas, a International Medical Press recomenda que seja feita a verificação independente de diagnósticos e dosagens do medicamento. As opiniões expressas não refletem as opiniões da International Medical Press ou do patrocinador. A International Medical Press não assume responsabilidade por qualquer material contido neste documento.